Formação Música na Infância

Este projeto visa compartilhar os conhecimentos e experiências da Educadora Musical Ana Cristina Anjos, que acumula quase 15 anos de prática dedicada à Primeira e Primeiríssima Infância. A proposta é apresentar de forma lúdica, objetiva e fundamentada como desenvolver encontros musicais com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.

Além disso, nossa formação é fundamentada e inspirada na cultura afro-brasileira, indígena e nos saberes populares, valorizando assim a riqueza da cultura musical brasileira.

Sobre a artista educadora:

Ana é artista educadora, mãe, artesã, cantora e produtora há quase 15 anos em São Paulo atuando com todos os públicos, principalmente na primeira infância com artes integradas e música em escolas, organizações e os programas da SMC-SP PIÁ, PIAPI e oficinas culturais. Foi coordenadora de equipe no PIÁ e atualmente é articuladora territorial no PIAPI, além de educadora musical. É licenciada em Música pela UniSant’anna e Técnica em Canto pela ETEC de Artes.

“Falar de Música na Infância é como respirar para mim, pois me remete a natureza sonora de cada um, como o encontro com seus próprios sons, ritmos e movimentos musicais”

(Ana Cristina Anjos)

Módulos da Formação

A formação está estruturada em três módulos:

  • Módulo 1: Fundamentos da Música na Infância;

Apresenta a construção dos próprios objetivos de trabalho, conteúdos, teoria musical básica, repertório e referências para pesquisa e aprofundamento.

  • Módulo 2: Práticas Brincantes;

Neste módulo iremos vivenciar de forma prática, jogos e brincadeiras musicais, além de canções e materialidades para s encontros musicais.

  • Módulo 3: Construção de Instrumentos e Objetos Sonoros;

Para finalizar a formação iremos construir um instrumento musical ou objeto sonoro que faz parte da pesquisa da artista educadora Ana Cristina Anjos, a finalidade é instrumentalizar o aluno para que ele saia com um instrumento musical de qualidade que poderá usar nos seus encontros. O instrumento a ser construído será decidido em conjunto com o grupo da formação.

Cada módulo foi pensado para contribuir na elaboração do pensamento:  “como mediar encontros musicais na primeira infância?”

Durante muito tempo, o bebê ou criança pequena, que ainda não se expressa com palavras, foi considerado inapto musical. Isso, na realidade, demonstrou o quão pouco sabíamos sobre o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, como se relacionam com a aprendizagem e como as experiências musicais não estavam alinhadas à faixa etária e a sensibilidade destes pequenos. 

 

Quem pode fazer esta formação?

Mediar encontros musicais com bebês e crianças pequenas é se colocar em modo poroso e sensível. E é esta a proposta que a Formação Música na Infância propõe, além de instrumentalizar educadores, cuidadores, familiares e interessados a cerca do tema para que construam sua própria pesquisa musical juntos das crianças. 

Duração e certificado

A formação tem duração de 15 horas no total e pode ser estruturada em 3 dias de acordo com a necessidade do grupo. 

A Ana Gira Sol fornece certificado para os participantes com 70% de presença. 

Se interessou?

Entre em contato e peça o seu orçamento.

e-mail: anagiraasol@gmail.com

Relatos de quem já participou:

Foi um momento de muito aprendizado, onde podemos oportunizar as crianças experiências as quais vivenciamos no curso.

Colocamos em prática junto as crianças músicas com instrumentos musicais e elaboração de sons com a boca e o corpo, além de ampliar os conhecimentos musicais e expressão corporal.”

Priscila (Educadora de CEI )

“Muito satisfatório, descobrimos varias coisas diferentes sobre as músicas e suas formas diversas de ser inseridas na nossa prática Pedagógica. 
Marli (Educadora de CEI)

Percebi a importância da ampliação de repertório e utilização dos instrumentos nesses momentos. O quando a diversidade musical influência no comportamento de cada um.”
Micaela (Educadora de CEI)

É sempre por ampliar nossos conhecimentos seja qual for o tema, mas quando se trata de música, para mim que adora música, tudo fica mais convidativo e interessante. A experiência foi de grande valia, nunca imaginei que seria tão prazeroso construir um instrumento musical tampouco que eu em algum dia construiria um. Agradeço pela oportunidade de vivenciar essa experiência cheia de encantos, conhecimento e aprendizagens. Realizamos algumas propostas com nossas crianças envolvendo os instrumentos musicais por nós confeccionados incluindo alguns dos repertórios musicais mencionados e ouvidos nos momentos da formação.”

Giovana (educadora de CEI)

O curso foi de extrema importância, aprendi muito e hoje eu escolho com mais propriedade os repertórios ofertados para as crianças. Ampliei meu repertório musical”
Paula (Educadora de CEI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *